sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Hugo Chavez ameaça expulsar embaixador norte americano da Venezuela

O presidente da Venezuela Hugo Chavez se reportando ao embaixador norte americano Brownfield disse que "ele tem muitos assuntos americanos para tratar, principalmente porque o império do norte invade povos.Nesse momento estão mandando 20 mil soldados ao Iraque para matar crianças, mulheres e homens inocentes. Saiam do Iraque e deixem o povo ser livre e decidir seu destino", falou Chavez.
Não é a primeira vez que Chavez demonstra o desejo de expulsar Brownfield de seu país, pois vê nele um "provocador intrometido" em causas que não lhe dizem respeito.
Brownfield declarou recentemente sua preocupação com a estatização de empresas ligas às áreas da telefonia, energia e telecomunicações anunciadas por Chavez. Segundo ele os "proprietários" dessas empresas deveriam ser "justamente" indenizados como recompensa pelos serviços prestados(sic) ao longo dos anos ao povo da Venezuela.
Para Chavez, no entanto, essas empresas na verdade, exploravam o povo, cobrando tarifas abusivas e não dando o retorno social desejado.

Terror e fome em Gaza

O genocídio engolfa a Palestina, e os espectadores assistem impávidos

Um genocídio esté engulindo o povo de Gaza, enquanto o silêncio engolfa os seus espectadores. "Cerca de 1,4 milhão de pessoas, sobretudo crianças, amontoam-se em uma das regiões mais densamente povoadas do mundo, sem qualquer liberdade de movimento, sem lugar para escapar e nenhum espaço para esconder", escreveram o artigo W.Egeland, alto responsável das Nações Unidas pela ajuda e Jan Eliasson, então ministro dos Negócios Estrangeiros da Suécia, em Le Fígaro. Eles descrevem um povo "a viver numa jaula", isolado por terra, mar e ar, sem qualquer energia confiável e com pouca água, e torturado pela fome, pela doença e por incessantes ataques de tropas e aviões israelenses.
Egeland e Eliasson escreveram isto quatro meses atrás, numa tentativa de romper o silêncio na Europa, cuja aliança obediente aos Estados Unidos e Israel tem procurado reverter o resultado democrático que levou o Hamas ao poder nas eleições palestinas do ano passado. O horror em Gaza aumentou desde então: uma família de 18 membros morreu debaixo de uma bomba americano-israelense de 500 libras [227 kg]; mulheres desarmadas foram despedaçadas com disparos a curta distância. O Dr. David Halpin, um dos poucos britânicos a romper o que ele denomina "o cerco medieval", relatou a morte de 57 crianças por meio de artilharia, rockets e armas ligeiras e mostrou provas de que os civis são os verdadeiros alvos de Israel, como em Leba no verão passado. Um amigo de Gaza, o Dr. Mona el-Farra, enviou-me uma mensagem: "Vejo os efeitos dos incessantes booms sónicos [uma punição colectiva da força aérea israelense] e da artilharia na minha filha de 13 anos. À noite, ela treme de medo. Assim, ambos acabamos encolhidos no chão. Tento fazê-la sentir-se segura, mas quando as bombas soam tenho medo e grito…
A desculpa para a última vaga de terror israelense foi a captura, em Junho último, de um soldado israelense, integrante de uma força de ocupação ilegal, pela resistência palestina. Isto foi notícia. O sequestro de dois palestinos por Israel uns poucos dias antes – dois dos milhares capturados ao longo de anos – não foi notícia. Um historiador e dois jornalistas estrangeiros relataram a verdade acerca de Gaza. Todos os três são israelenses. Muitas vezes são chamados de traidores. O historiador Ilan Pappe documentou que "a política genocida [em Gaza] não é formulada num vácuo" e sim parte da deliberada e histórica limpeza étnica do sionismo. Gideon Levy e Amira Hass são repórteres dos jornal israelense Haaretz. Em Novembro, Levy descreveu como o povo de Gaza começava a morrer de fome: "Há milhares de feridos, incapacitados e pessoas atingidas por granadas, incapazes de receber qualquer tratamento… Sombras de seres humanos perambulam pelas ruínas… Elas só sabem que [o exército israelense] retornará e sabem o que isto significará para si próprias: mais aprisionamento nos seus lares durante semanas, mais morte e destruição em proporções monstruosas". Hass, que viveu em Gaza, descreve-a como uma prisão que envergonha o seu povo. Ela recorda como a sua mãe, Hannah, foi transportada num vagão ferroviário para o transporte de gado para campo de concentração nazi de Bergen-Belsen num dia do Verão de 1944". "[Ela] viu aquelas mulheres alemãs a olharem impávidas para os prisioneiros, simplesmente a olharem", escreveu. "Esta imagem tornou-se muito formativa na minha educação, este desprezível 'olhar de lado' ".
"Olhar de lado" é o que fazem aqueles de nós que estão acovardados no silêncio pela ameaça de serem chamados anti-semitas. Olhar de lado é o que fazem demasiados judeus ocidentais, ao passo que aqueles judeus que honram as tradições humanas do judaísmo e dizem "Não em nosso nome!" são insultados como "auto flagelantes". Olhar de lado é o que faz todo o Congresso americano, escravizado ou intimidado por um vicioso "lobby" sionista. Olhar de lado é o que fazem jornalistas "equilibrados" quando desculpam a ilegalidade que é a fonte das atrocidades israelenses e suprimem as mudanças históricas verificadas na resistência palestina, tal como reconhecimento implícito de Israel pelo Hamas. O povo de Gaza clama por melhores dias.


O original encontra-se em http://www.newstatesman.com/200701220021